Código Florestal? Árvore de grana?

Clicando na imagem têm um manifesto que pode ser assinado por associações e instituições.

A votação do código florestal, marcada para a próxima quarta feira, mais uma vez traz a pauta o tal  “Brasil, um País de todos”. Ano que vêm sediaremos a RIO +20, vamos dizer o que? A opinião pública internacional já têm batido na questão de que não comemos etanol nem eucalipto.

O relator da nova Proposta de código florestal causou uma enorme corrida de desmatamento nos últimos meses, pois a anistia para “antigos desmatadores” interessa a muitos senhores feudais. Pessoas que têm MUITA terra, em partes estão sentados nas fileiras do congresso e senado, até processos por escravidão correm contra membros da casa.  A luta é desigual dentro das casas do povo, ali o interesse não é de um Brasil para todos. Por isso é tão importante apoiar esse abaixo assinado. A Sociedade Brasileira para o progresso da ciência elaborou um doc amplo que coloca os argumentos do quão absurda é a mudança proposta (aqui um resumo).

Hoje 80% do Brasil é urbano, mas sua vocação é agrícola, as pessoas poderiam viver em vilas urbanizadas perto de suas roças. Unindo uma boa escola, posto de saúde, um cinema ou teatro, uma agroindústria a vida da comunidade agrícola. Gerando renda e qualidade de vida, modelo muito seguido na Europa. Não esse amontoado de gente morando um em cima do outro nas grandes cidades, disputando cada m² das ruas a tapa.   O Washington Novaes têm aqui um texto bonito sobre isso.

Em suma, muitas vezes sonhamos com o dinheiro dando em árvores, ou de árvores, sem entender muito desse frágil equilíbrio que mantém nosso clima e faz com que a comida se torne possível, essa sim que vêm da árvore e da terra. Terra maltrada com uso excessivo de agrotóxicos, já são mais de cinco litros por Brasileiro todo ano. E em áreas urbanas como fica o código?

Plantando e cuidando o dinheiro pode até vir de árvores, de florestas, mas é preciso muita criatividade e conhecimento, sonhar com um pé de dólares é coisa pra artista, e vê no que dá? A maioria das pessoas nem acredita quando vêem um.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s