docta ignorantia

Conceito cunhado no séc 15 por Nikolaus von Kues e já antes na famosa frase de sócrates; “só sei que nada sei”.

Aprender a ser ignorante é uma arte. Muito mais fácil encher o peito e bradar verdades. A tendência é que se ganhe mais com esse brado de verdades, mesmo que sendo superficiais as verdades e efêmero o ganho. Mas contraditoriamente isso leva a pessoa a uma maior ignorância pois ela tende a não aprender, por pensar saber. Penso nisso hj diante de jornais, onde um me fala que atirador mata cinco e fere deputada  nos EUA e o outro me explica que foram seis os assassinados e também fala da deputada ferida. O mais triste é saber de um garota de 9 anos entre eles.

Buscar a verdade de 5 ou 6 mortos o que importa? Pouco, a não ser o desejo de que tenham sido 5 apenas. O que importa é entender o por que deste ataque a uma deputada que se posicionava contra a polêmica lei anti-imigração, e chegou a discutir a diminuição de seu salário em 5%.

O ataque em Tucson, Arizona é o contrário de algo que aconteceu no Brasil a pouco. Li aqui, que o bispo de Limoeiro do norte, Dom Manuel Edmilson da Cruz, não aceitou o premio para direitos humanos, Dom Helder Câmera, que lhe foi concedido pelo senado. Foi um protesto contra o indecente aumento de salário que o legislativo si deu.

Fica claro que o peão que bradava a verdade, e partiu para atos, apareceu mais. Mas o bispo ainda assim fez uma jogada melhor, pro xadrez da vida em civilização… O bispo têm todo meu respeito!

Anúncios

Uma resposta para “docta ignorantia

  1. Trata-se de uma das primeiras regioes urbanizadas das Americas e ao contrario do que afirma a reportagem esta entre as regioes mais densamente povoadas do interior do Brasil ..4 a UFRB foi avaliada em 2007 apenas em um curso de graduacao herdado da UFBA. Os cursos noturnos passaram a ser oferecidos mais recentemente na UFRB.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s