Schopping escada

“Cláudio mostra feliz uma cafeteira. Diz que ela saiu barato. A adquiriu ali perto, no schopping escada.

Schopping escada? pensei. “Onde fica?”perguntei.

Sorrindo diz que quando recolhe o lixo do prédio sempre aparece algo bom, dessa vez alguém resolver comprar uma cafeteira nova, e a velha foi jogada fora.  Ele já testou, tá funcionando direitinho: “só quebrou esse plástico aqui”, diz levantando a tampa do recipiente de agua e mostrando sua rachadura.

Rimos juntos e tocamos o dia.”

————————————————————————————————-

A motivação dessas artes com bicicletas que passaram por aqui nos últimos dias, são a dificuldade de lidar com bicicletas abandonas nas ruas de diversas cidades européias, nesse caso, Freiburg. Escutei que em Innsbruck depois da limpeza anual costumam encher um conteiner e mandar para um programa social no leste europeu, boa solução também.

Claro é, que tudo isso é reflexo de uma sociedade de excedentes, em que nos acostumamos em viver. A prefeitura de Franca-SP já não sabe onde guardar bicicletas diz essa matéria, até leilão promoveu, mas não apareceram interessados. Na mesma matéria se fala da falta de espaço para carros apreendidos com que a Prefeitura da capital Paulista têm de lidar. O que fazer com tudo isso? Arte? Derreter tudo e fazer trilhos par bondes?

A vontade das pessoas de contribuir com a reciclagem parece clara quando vemos postos de arrecadar material abarrotados.

Absurda é a irresponsabilidade com que os governos tratam a questão. Poucas iniciativas existem. E têm como maior responsável pelo seu sucesso, a precisão de muitas pessoas.  Mas o governo é responsável por aqueles que precisam, e os schoppings escada não estão dando conta do recado. O elo entre quem precisa, ou quer, descartar e quem recebe esse material precisa ser trabalhado.

Os contratos fajutos para o recolhimento de lixo, não podem ser feitos de maneira tão irresponsável. Eles têm de obrigar o contratado a fazer coleta seletiva entregar o material em cooperativas, etc… etc… etc….

E tudo parece tão lógico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s