Uma grande copa

Link da imagem leva ao site do museu do apartheid

Torço por Países africanos nessa copa, mesmo amando o pais em que vivo. Acredito que como a copa de rugby na década de 90, a alegria de uma vitória africana pode trazer força para os lemas recentemente plantados na região. Lemas que buscam superar uma imensa dor histórica onde brancos e negros andavam em calçadas diferentes, em direções opostas.

Na primeira página de ontem o estadão colocou a copa acima da estranha ligação entre os Tuma e a máfia Chinesa. Isso demonstra a prioridade que se dá a cada coisa. Uma inversão das necessidades priorizando as vontades, e claro, a venda do jornal…

O turismo é incentivado numa copa, e menos que a receita que dele vêm, o importante para o pais sede é a possibilidade de construir uma imagem positiva junto a comunidade internacional. E assim um sentimento de valorização e reconciliação interna. A África do Sul busca isso, e parece ter conseguido, já agora, antes mesmo do primeiro jogo.

Quem sabe possamos entender com isso que temos a nossa frente uma tarefa importante. Não é ganhar a copa, nem essa nem a próxima (o que seria bem legal em 2014). Importante é aproveitar essa visibilidade que já começou, para construir um País bacana. Que atenda as necessidades de sua população e não suas vontades de momento apenas, escondendo atrás dessas o interesse e ganhos de alguns poucos grupos.

Anúncios

Uma resposta para “Uma grande copa

  1. Concordo com o que está dizendo e me parece que a Africa tem sido um bom exemplo disso, pelo menos é o que vejo estampado na mídia, no entanto vale sempre ressaltar que continuamos anistiando torturadores, executando “suspeitos” e demolindo espaços que marcaram pela brutalidade as veias de nossas cidades, visto o que fizeram com o Carandiru. Não sei até que ponto iremos evoluir enquanto continuarmos escondendo nosso passado.

    Grande abraço!
    ;)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s