Conforto térmico

Nos últimos dias a cidade de São Paulo têm sofrido com  o calor. Depois de dezenas de dias com fortes chuvas agora o sol castiga quem se aventura pelas ruas, seja a pé, de bici ou de carro.

Quando vi esta foto pensei numa boa utilidade pro minhocão. Quem não pensaria?

Este artigo abaixo nos chama a atenção para a possibilidade de resfriar as cidades por meio de telhados verdes.

Telhados verdes resfriam cidades

“O climatologista Stuart Gaffin, do Centro de Pesquisa sobre Sistemas Climáticos da Universidade de Columbia (EUA), destacou na revista Scientific American que telhados verdes – aqueles que substituem as telhas convencionais por verdadeiros jardins suspensos – podem mitigar os efeitos das mudanças climáticas nas ilhas de calor dos centros urbanos. Ele estuda este tipo de telhado desde 2003, e defende que o resfriamento da superfície das cidades chega a casa dos 16.4 graus Celsius por área, o que segundo ele fica ligeiramente atrás do efeito proporcionado pelas árvores nas ruas, por exemplo. Ele fez as contas. Só em Nova Iorque, uma área do tamanho de 22 Central Parks está subutilizada com telhados convencionais, quando poderiam ser adaptados os verdes. Outra vantagem é a capacidade desse tipo de telhado de despejar no sistema de drenagem urbano uma água mais limpa do que aquela que se mistura à sujeira dos telhados normais.”

Pensando rapidamente me lembrei apenas do telhado verde da atual prefeitura. E pelo que sei metade foi desmatada para a instalação de um heliponto, já que o prefeito têm compromissos urgentes para tratar e não pode ficar preso no trafego como seus súditos.

Já me senti mal por estar de preto num dia de sol, entendo o conforto térmico como algo essencial para o bem estar das pessoas. Muito pode ser feito nesse sentido, cultivar uma varanda verde já é um passo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s