Uma questão de “disputa de espaço”

Conhece as regras do jogo de rugby? O objetivo principal do jogo é juntar um grupo contra o outro e conquistar espaço. A disputa pelo espaço que vivemos na cidade é semelhante.

A CET que lançou o projeto travessia segura, nenhuma novidade. Em post de 2007 já se escreveu sobre essa mesma iniciativa, com nome bastante apropriado, repressão preventiva. A disputa se dá entre pessoas (pedestres), e pessoas munidas de carros (motoristas). Os educadores terão a nobre tarefa de segurar placas pedindo que o pedestre fique na calçada. Quanto desperdício…

Punir é educar, e não há outra forma de educar o motorista sem ser puni-lo por aquilo que faz de errado e diga -se de passagem, sabe que está fazendo errado. Alguém que se acostuma a passar rapidamente num farol amarelo/vermelho deve ser punido, só assim deixará de fazê-lo. Caso contrário aumentará este seu comportamento, pois lhe é vantajoso na tarefa de se deslocar no espaço/tempo. A tarefa do poder publico é fazer valer as regras estabelecidas em conjunto, e a regra estabelecida é pedestre têm preferência.

Por que estes agentes não estão em faixas de pedestres onde não há farol, e ali param os carros para a travessia segura de pedestres. Acompanhados de agentes da CET que punam os que desrespeitarem estas faixas? Não seria mais eficaz para organizar essa disputa de espaço que vivemos em ruas paulistanas?

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