Psico e Mobilidade III

Finados, estradas cheias, acostamentos movimentados. Cynthia Ciarallo, da Universidade de Brasília falou durante o simpósio sobre organizar-se para o delito. De como lidamos com as regras de acordo com nossas conveniências. Se sabemos que não teremos problemas em infringi-las, e no momento é mais cômodo fazê-lo, por que não? Não somos os únicos a fazer isso.

Jane Goodall, Frans de Wall e outros pesquisadores foram citados por Marcos sá de Correa por mostrarem a organização política em comunidades de macacos, e como esta se assemelha com a nossa. Ajuda-se sempre o mais forte, nunca o mais fraco. Faz se de tudo para ficar no poder.

Neste mesmo artigo, ele coloca a visão colorida como trunfo para percebermos a fruta madura ou verde. Vermelha= madura = PARE. Verde= não madura=Vá em frente. Como relata Marcos há quem diga que estes sinais vieram sem modificações, até nossos dias, para os sinais de trânsito.

A Psicóloga Cynthia que citei no começo se pergunta sobre o motivo de ter avisos obrigatórios sobre radares. Onde passamos a colocar uma restrição a velocidade por um estimulo, e não por uma possível conseqüência, confundindo assim sobre o real motivo da restrição. Sendo que multar o comportamento infrator, seja de dirigir no acostamento, passar o farol vermelho ou dirigir acima do limite de velocidade permitido é lei, pouco se cumpre. Porque?

Será que quem dirige pode ser considerado mais poderoso? Será que como os macacos queremos ajudar os mais poderosos para nos aproximarmos de suas benesses? Lembra de um tal de Sarney e das benesses distribuídas?

Como não interessa tornar as ruas mais seguras, vamos enfrentando ruas e estradas cada vez mais hostis.  E quem pode, se arma de veículos blindados para enfrentar a guerra urbana. Assim, a cada feriado de finados, mais e mais familias lamentam as vitimas dessa guerra inútil.

roadnew5

Autor desconhecido, mas genial!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s