Travessia

Travessia é o nome do novo filme de João Batista de Andrade, em cartaz na mostra. Ali algumas pessoas dizem de suas percepções sobre o que passaram durante a ditadura militar no Brasil. Entre os relatos um senhor conta de como em sua volta do exílio cada esquina da cidade de São Paulo lhe trazia lembranças de seus companheiros de luta. Luta por uma utopia em que acreditavam.

Nos últimos três dias psicólogos, arquitetos, engenheiros, Juristas entre outras profissões representadas, se  debruçaram sobre a temática “O espaço público, como um direito de todos”. O seminário Nacional de Psicologia e Mobilidade trouxe diversos questionamentos  sobre o uso que se faz dos espaços de uso coletivo. De alguma forma parecem ser utopias semelhantes que se voltam para a busca de sentido na vida pela qual brevemente passamos. O retrato abaixo “turn left to sustentability” representa bem a aproximação destas Útopias.

MONA CARON

MONA CARON

Um aspecto que preponderou em muitas falas, é o fato destes espaços urbanos serem dedicados à simples circulação de bens e serviços  onde não se privilegia o estar, apenas o passar.  Se tornando assim  apenas um meio para o fim econômico daqueles que dele fazem uso.

O espaço é disputado ferozmente, onde cada um procura resolver o seu problema! Mesmo que o problema de todos seja o mesmo, se locomover.

Cada um por si.

Cada um por si.

Em muitos países a forma que têm sido usada para resolver o problema da locomoção têm trazido efeitos colaterais fortes. Horas e horas perdidas no interior de automóveis. Percebendo o modelo falido muitos governos têm adotado metodologias diferentes. Os bondes se tornaram novamente uma opção para muitas cidades, hoje rebatizados de VLT’s.

Dublin - Irlanda

Dublin - Irlanda

Num outro momento do filme Travessia perguntaram a um senhor qual seria a luta de hoje, ele não soube responder. Então respondo, é a mesma! Solucionar problemas coletivos de forma coletiva, é a única maneira de sair deste labirinto.

Ajuda dos Universitários aos Governates de São Paulo!

Ajuda dos Universitários aos Governates de São Paulo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s