Mão na Massa

No começo do meu curso de faculdade, 1999 ou 2000, num dia qualquer, quando peguei minha bicicleta com a qual ia à aula, encontrei um panfleto junto ao cabo do freio. Este chamava para a bicicletada, ou massa crítica, no último sábado do mês, se não me engano às 10h da manhã.

Me pareceu muito interessante, mas demorei uns dois meses para ir a primeira vez, sábado de manhã no inicio da faculdade é hora de dormir. Nesta vez pedalamos das esquinas da Av. paulista com a consolação até o monumento as bandeiras num belo dia de sol, onde nos sentamos em roda e tivemos uma agradável conversa sobre o por que de revindicarmos desta forma. A impressão que ficou foi “ocupemos as ruas, elas também nos pertencem” e para um ciclista convicto adorei escutar de outros palavras nas quais eu acreditava. Participei de algumas bicicletadas, lembro de belos passeios no centro e de solitários dias de chuva onde em dois ou três sentamos a discutir a possibilidade de remarcar a massa crítica para sexta a noite, como era em outros lugares. Isso é mais coerente pois estaríamos no meio do Caos às 18h de uma sexta feira. Um bom momento para panfletar e defender a causa diziam uns.

E por fim foi o que ocorreu, e hoje na últimas sextas de cada mês acontece um encontro de pessoas entusiasmadas com a idéia de fazer da bicicleta um meio de transporte respeitado em nossa megalópole. Para isso a então Vereadora Soninha Francine, também uma entusiasta desta idéia apresentou um projeto de tornar oficialmente aquele ponto de encontro a Praça do ciclista, como já era chamado por quem o freqüentava.

Pois bem, 15 de setembro de 2009 a praça ganha seu Rg, que coisa bonita de se viver!

Foto: Carlos Aranha

Foto: Carlos Aranha

Espero que por muitos anos as pessoas possam se encontrar ali, confraternizar e sonhar com suas utopias. Colocando a mão, os pés e alma na massa para realizar estas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s