Utopia

Utopia é palavra curta, simples e de enorme envergadura. Qual é a útopia de quem? Será que um sonho de viver em ambientes confortáveis onde as pessoas se sintam seguras é um sonho utópico?

Essa figura que segue é a curva normal de muitas cidades ao redor do mundo.

Mona Caron

Mona Caron

Faltando uma semana para o dia mundial sem carro, estive caminhando pela cidade e pensando se no dia 22 próximo sentiremos uma diferença significativa na quantia de carros em circulação em São Paulo.

Sou otimista e penso que alguns deixarão os carros em casa neste dia, e mesmo que dificilmente sentiremos esta diferença em nossos ouvidos e olhos, a sentiremos em nossos pulmões.

O Quanto gasta cada um ao se locomover? Quanto tempo podemos nos manter neste padrão de consumo? Quem pode se manter nele? Vale a pena?

consumo energético para se mexer

Um passo importante é perceber que há outras possibilidades. E perecber que elas são até mais confortáveis de forma coletiva também é um enorme passo. Pedalar, ler no onibus não é bem melhor que dirigir?

Claro que coletivos ruis não fazem sucesso, mas um bom onibus, com motoristas que entendem que não dirigem um F1 podem ser ótimos para uma leitura. Para isso as empresas prestadoras deste serviço precisam pagar melhor seus funcionarios e melhorar suas coindições de trabalho. Um Onibus com transmissão automática parece ser o minimo neste caos paulistano.

A curva normal está clara, agora é seguir passo a passo para a frente. E em uma semana poderei saber um pouco mais das utopias dos meus concidadãos. E quanto tempo levaremos para passar ao próximo quadrante desta curva normal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s